domingo, 23 de junho de 2013

Percursos Literários II - de Camões a Saramago

Hoje este post será referente a um projecto que está a decorrer na minha escola, que ocupou este recém-terminado 10º ano e que será concluído no 11º ano. Conheça Percursos Literários II - de Camões a Saramago!

Escola Secundária Antero de Quental
De autoria da Escola Secundária Antero de Quental, esta é a segunda edição deste projecto que consiste em organizar uma viagem ao continente português para o estudo das obras literários obrigatórias pelo programa do Ministério da Educação na disciplina de Língua Portuguesa.
Sendo que o Governo Regional dos Açores apenas pode comparticipar com 60% das passagens a todos os alunos (através do programa Bento de Góis, co-financiado pela União Europeia), as turmas interessadas deverão organizar actividades para angariar dinheiro que será aplicado nos restantes 40% das deslocações, alojamento, pagamento de bilhetes para a entrada em espaços públicos, etc.
Por enquanto, nesta segunda edição, participarão duas turmas: uma que transitará para o 11º ano e outra para o 12º ano. A visita decorrerá em espaços como a Casa Fernando Pessoa, o Mosteiro dos Jerónimos, Convento de Mafra, Palácio da Pena em Sintra e terá a oportunidade de assistir à encenação dramática de algumas obras que estudarão nos próximos anos, a saber: Os Maias, de Eça de Queirós; O Memorial do Convento, de José Saramago; Mensagem, de Fernando Pessoa.
Convento de Mafra
A primeira actividade já foi realizada anteontem: um arraial de S. João, que incluiu churrasco, bebidas, uma marcha popular, um fado e até uma cigana para ler a sina. A entrada custou 2€ e as pessoas pagavam pela peça que comiam. O montante ainda não foi analisado mas parece-me que já deu uma boa quantia! Só mesmo uma escola que tem como patrono um dos maiores da Geração de 70 para dar-nos a oportunidade de conhecer outras personalidades com obra inesquecível! :-)


Cartaz Oficial do Projecto

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Decisões ...

Eu sei que ainda falta, pelo menos, um ano lectivo pela frente mas.. já estou a pensar nas disciplinas opcionais que vou ter que escolher em 2014 para o 12º ano (em 2014/2015). Muitas decisões pela frente e todas elas bem difíceis!

No 11.º ano vou continuar com as disciplinas com que terminei o 10.º tal como podem já suspeitar: nas obrigatórias temos Língua Portuguesa; Inglês; Filosofia A; Educação Física e História A (esta é obrigatória apenas no curso); bem como as opcionais (Latim A; Literatura Portuguesa).
No 12.º ano tudo muda: terminam Inglês, Filosofia A, Latim A e Literatura Portuguesa. Apenas se continua com Língua Portuguesa, História A e Educação Física. O programa pede-nos agora que escolhamos duas novas disciplinas (sem exame) específicas para a área que queremos seguir na Universidade. Temos várias, e eu destaco cinco que adoro:

Grego: Com a aprendizagem do Latim nos dois anos anteriores comecei a cultivar uma antiga paixão (entretanto esquecida) pela Cultura Clássica: a religião, os mitos e lendas, as construções monumentais, a democracia, etc. Como neste ano obtive uma boa média na língua dos Romanos (14 valores), gostaria de conhecer também o outro idioma, desta vez o dos helénicos. 


Direito: disciplina importante para a Universidade a juntar a um gosto pelo mundo dos tribunais e advogados. Quem diria que, depois de tantos anos com problemas deste género pela família, eu iria acabar com esta profissão. O programa é bastante específico, com as variantes de problemas criminais, família e menores, etc. Útil e, quem sabe, interessante.



Clássicos da Literatura: Depois do estudo da literatura nacional, chega-nos a vez de aprofundar o estudo da literatura universal, dividindo-a através das várias temáticas que têm servido de base à sua escrita: narrativa picaresca, utopia e viagem, vivência romântica, epopeia dos tempos modernos, a condição feminina, contemporaneidade etc. Uma disciplina que adorava conhecer porque, devido ao reduzido número de alunos, as aulas tornam-se debates vivos, algo que me cativa sempre. Com a vantagem de o docente ser a prof. de Literatura Portuguesa, a melhor professora de sempre.

Psicologia: O estudo da mente, das emoções e dos sentimentos. O outro lado do cérebro humano. Nada mais interessante do que isto: ter uma disciplina em que estudas o ser humano psicologicamente, ou seja, estudas-te a ti próprio. Infelizmente, a incompatibilidade entre esta disciplina e a minha profissão futura farão com que ela fique apenas no papel.





Ciência Política: O mundo da política sempre foi interessante, acompanho quase desde sempre a actualidade regional, nacional e internacional neste campo. Era óptimo adquirir novos conhecimentos da forma como funciona um parlamento, as eleições, etc. É relacionado com a profissão que vou seguir: provavelmente só tirarei o curso de Direito para conseguir entrar mais facilmente neste mundo (já sou militante da JSD). Uma das mais prováveis escolhas.

Disciplinas para esquecer: Filosofia B (já tenho as bases essenciais e uma boa média); Economia C (nem comento, já me basta a actualidade nacional e o meu futuro não vai passar, nunca por aí); Latim B (tal como Filosofia B, já tenho o conhecimento necessário e a média perfeita); Literaturas de Língua Portuguesa (idem aspas com Filosofia B e Latim B); Aplicações Informáticas (sei mexer bem com o meu computador, obrigada); Antropologia (junção de Geografia, Biologia e Sociologia, não.. mas obrigada!); Sociologia (sósia nascida da junção de Antropologia com Geografia, dispenso também). 

Que decisão tomo?

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O meu novo vício.


Scary Movie
Completamente viciado! Primeiro, porque deve ser dos únicos filmes de terror que dá para rir e que, depois de assisti-los, vou dormir bem. Segundo, porque mostra a realidade americana com que sonho, em especial as famosas high school. Terceiro, tem os melhores actores cómicos do cinema de Hollywood. E para terminar, as suas sinopses são baseadas nos melhores filmes de terror de sempre: 
- 1º filme: Scream e Sei o Que Fizeste no Verão Passado;
- 2º filme: O Exorcista e A Casa Amaldiçoada;
- 3º filme: The Ring;
- 4º filme: Saw;
- 5º filme (a estrear): Paranormal Activity.

sábado, 15 de junho de 2013

Férias: antes do Verão, há as reflexões.

Foi um ano feliz. Foi um ano de experiência, de algumas lágrimas, mas.. de muitos, muitos sorrisos. E eu tenho tanto orgulho em dizer isso, agora!

Foi um ano de mudança: previsto como o pior de todos, acabou por superar muitos daqueles que eu considerei terem sido felizes. 
Mudei de escola, para aquela que considero ser a melhor da minha ilha: a Escola Secundária Antero de Quental (também conhecida como Liceu). É situada num antigo palácio de Ponta Delgada, o Palácio do Barão da Fonte Bela. É uma mistura de antigo e rústico com o moderno, onde também estuda gente gira, super popular e também com notas escolares excelentes (é a melhor escola açoriana nos ratings nacionais). 
Rompi com o passado. Eliminei definitivamente da minha vida tudo o que era falso, mesquinho, oportunista mas, sobretudo, tudo o que me fazia sentir triste e depressivo. No início acabou por ser complicado, muito complicado. Eu sempre pensei que fosse difícil, mas não. 
Conhecia uma turma totalmente nova, com excepção de duas amigas que vieram comigo da minha antiga escola. Hoje orgulho-me de ser amigo de gente campestre (que vem dos Ginetes, das Feteiras, da Candelária ou das Sete Cidades), bem como gente um pouco mais citadina (de Ponta Delgada, do Livramento, de Rabo de Peixe ou da Lagoa). São pessoas fantásticas, muito empenhadas, super divertidas e que me fazem sentir muito bem. 
A maioria das pessoas da minha antiga turma foram também para esta escola, embora estejam na área de Ciências e Tecnologias. Convivo com elas todos os dias e saudades foram algo que nunca senti este ano. Tenho saído também com o pessoal que seguiu para a Escola Secundária Domingos Rebelo, e acabei por conhecer também novas pessoas das suas turmas.
O meu curso acabou por superar as minhas expectativas: tive disciplinas demasiado interessantes, outras um pouco mais complicadas, mas em todas elas senti-me realizado. Terminei o ano com uma média de 16 valores e sinto-me orgulhoso.
Fui à minha primeira festa: MTV Insomnia, no passado dia 24 de Maio. Dancei e bebi pela madrugada fora, mas com tudo controlado, claro.
Estou integrado em vários projectos escolares, dois dos quais são: Percursos Literários II - de Camões a Saramago e também os Pré-Finalistas. O primeiro terminará com uma viagem ao continente português em Março de 2014, com o objetivo de estudar e observar ao vivo sítios e monumentos importantes para o estudo das obras Os Maias, de Eça de Queirós e também Memorial do Convento, de José Saramago. O segundo, como é óbvio, destina-se à realização de uma viagem de finalistas no final do 12º ano (2015).
Pisei as pessoas que me pisaram. Mas não usei armas negras nem algo do género, tal como eles o fizeram. Eu esmaguei-os com a minha felicidade, um truque sempre infalível. E aprendi a ignorar, a ignorar muita coisa. Porque a ignorância é o que destrói qualquer um, pena eu ter descoberto isso já muito tarde.
A minha família tem passado por alguns problemas, mas tenho conseguido ajudá-los no que é preciso. De resto? O que resta dizer é que o Verão está à porta e.. e eu? EU SOU FELIZ!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

I don't know how I feel about this..

Aquele momento em que um amigo muito próximo de ti se apaixona (demasiado imprevisível) por outra amiga tua, muito próxima de ti também (a pessoa menos óbvia). Porque é que é assim tão estranho? Porque te sentes impressionado e, sobretudo, porque te sentes um pouco.. ciumento?

#oficialmente_assustado. 

P.S - Eu estou a cumprir a promessa de 2011. Nunca mais vou cometer os mesmos erros (isso inclui paixões). Porquê, logo agora, todos estes flashbacks?