domingo, 23 de junho de 2013

Percursos Literários II - de Camões a Saramago

Hoje este post será referente a um projecto que está a decorrer na minha escola, que ocupou este recém-terminado 10º ano e que será concluído no 11º ano. Conheça Percursos Literários II - de Camões a Saramago!

Escola Secundária Antero de Quental
De autoria da Escola Secundária Antero de Quental, esta é a segunda edição deste projecto que consiste em organizar uma viagem ao continente português para o estudo das obras literários obrigatórias pelo programa do Ministério da Educação na disciplina de Língua Portuguesa.
Sendo que o Governo Regional dos Açores apenas pode comparticipar com 60% das passagens a todos os alunos (através do programa Bento de Góis, co-financiado pela União Europeia), as turmas interessadas deverão organizar actividades para angariar dinheiro que será aplicado nos restantes 40% das deslocações, alojamento, pagamento de bilhetes para a entrada em espaços públicos, etc.
Por enquanto, nesta segunda edição, participarão duas turmas: uma que transitará para o 11º ano e outra para o 12º ano. A visita decorrerá em espaços como a Casa Fernando Pessoa, o Mosteiro dos Jerónimos, Convento de Mafra, Palácio da Pena em Sintra e terá a oportunidade de assistir à encenação dramática de algumas obras que estudarão nos próximos anos, a saber: Os Maias, de Eça de Queirós; O Memorial do Convento, de José Saramago; Mensagem, de Fernando Pessoa.
Convento de Mafra
A primeira actividade já foi realizada anteontem: um arraial de S. João, que incluiu churrasco, bebidas, uma marcha popular, um fado e até uma cigana para ler a sina. A entrada custou 2€ e as pessoas pagavam pela peça que comiam. O montante ainda não foi analisado mas parece-me que já deu uma boa quantia! Só mesmo uma escola que tem como patrono um dos maiores da Geração de 70 para dar-nos a oportunidade de conhecer outras personalidades com obra inesquecível! :-)


Cartaz Oficial do Projecto

Sem comentários:

Enviar um comentário