quinta-feira, 20 de junho de 2013

Decisões ...

Eu sei que ainda falta, pelo menos, um ano lectivo pela frente mas.. já estou a pensar nas disciplinas opcionais que vou ter que escolher em 2014 para o 12º ano (em 2014/2015). Muitas decisões pela frente e todas elas bem difíceis!

No 11.º ano vou continuar com as disciplinas com que terminei o 10.º tal como podem já suspeitar: nas obrigatórias temos Língua Portuguesa; Inglês; Filosofia A; Educação Física e História A (esta é obrigatória apenas no curso); bem como as opcionais (Latim A; Literatura Portuguesa).
No 12.º ano tudo muda: terminam Inglês, Filosofia A, Latim A e Literatura Portuguesa. Apenas se continua com Língua Portuguesa, História A e Educação Física. O programa pede-nos agora que escolhamos duas novas disciplinas (sem exame) específicas para a área que queremos seguir na Universidade. Temos várias, e eu destaco cinco que adoro:

Grego: Com a aprendizagem do Latim nos dois anos anteriores comecei a cultivar uma antiga paixão (entretanto esquecida) pela Cultura Clássica: a religião, os mitos e lendas, as construções monumentais, a democracia, etc. Como neste ano obtive uma boa média na língua dos Romanos (14 valores), gostaria de conhecer também o outro idioma, desta vez o dos helénicos. 


Direito: disciplina importante para a Universidade a juntar a um gosto pelo mundo dos tribunais e advogados. Quem diria que, depois de tantos anos com problemas deste género pela família, eu iria acabar com esta profissão. O programa é bastante específico, com as variantes de problemas criminais, família e menores, etc. Útil e, quem sabe, interessante.



Clássicos da Literatura: Depois do estudo da literatura nacional, chega-nos a vez de aprofundar o estudo da literatura universal, dividindo-a através das várias temáticas que têm servido de base à sua escrita: narrativa picaresca, utopia e viagem, vivência romântica, epopeia dos tempos modernos, a condição feminina, contemporaneidade etc. Uma disciplina que adorava conhecer porque, devido ao reduzido número de alunos, as aulas tornam-se debates vivos, algo que me cativa sempre. Com a vantagem de o docente ser a prof. de Literatura Portuguesa, a melhor professora de sempre.

Psicologia: O estudo da mente, das emoções e dos sentimentos. O outro lado do cérebro humano. Nada mais interessante do que isto: ter uma disciplina em que estudas o ser humano psicologicamente, ou seja, estudas-te a ti próprio. Infelizmente, a incompatibilidade entre esta disciplina e a minha profissão futura farão com que ela fique apenas no papel.





Ciência Política: O mundo da política sempre foi interessante, acompanho quase desde sempre a actualidade regional, nacional e internacional neste campo. Era óptimo adquirir novos conhecimentos da forma como funciona um parlamento, as eleições, etc. É relacionado com a profissão que vou seguir: provavelmente só tirarei o curso de Direito para conseguir entrar mais facilmente neste mundo (já sou militante da JSD). Uma das mais prováveis escolhas.

Disciplinas para esquecer: Filosofia B (já tenho as bases essenciais e uma boa média); Economia C (nem comento, já me basta a actualidade nacional e o meu futuro não vai passar, nunca por aí); Latim B (tal como Filosofia B, já tenho o conhecimento necessário e a média perfeita); Literaturas de Língua Portuguesa (idem aspas com Filosofia B e Latim B); Aplicações Informáticas (sei mexer bem com o meu computador, obrigada); Antropologia (junção de Geografia, Biologia e Sociologia, não.. mas obrigada!); Sociologia (sósia nascida da junção de Antropologia com Geografia, dispenso também). 

Que decisão tomo?

Sem comentários:

Enviar um comentário