terça-feira, 17 de julho de 2012

Un rêve: visiter le Musée du Louvre!

Tanto o Museu do Louvre como a cidade de Paris marcaram-me profundamente desde o 7º Ano, o ano mais feliz da minha vida. Visitá-lo é um sonho que quero concretizar! Conheçam agora cinco motivos para conhecê-lo.

#5 - A Pirâmide Egípcia
Esta pirâmide foi construída em 1989, pelo presidente François Mitterrand. Esta personalidade da política tinha uma grande paixão pelo Egipto e pela sua misteriosa civilização, pelo que decidiu mandar construir este monumento. 
Embora muitos não o saibam, é possível entrar dentro desta pirâmide, onde se pode encontrar livrarias, cafés, restaurantes e ateliês relacionados com o Museu. Esta construção também está dotada de um elevador que nos fará subir até ao seu extremo, apreciando a paisagem ao longo dos seus 666 painéis de vidro. 
Todas as noites, esta construção é ligada a energia de luz, ficando com uma tonalidade prateada lindíssima, não havendo adjectivos concretos para a sua descrição. 

Figura 1: Pirâmide do Louvre iluminada à noite

Figura 2: Panorâmica da Pirâmide vista de dentro

#4 - Viagem no Tempo
Este é talvez o único museu do Mundo em que entras numa sala e sentes-te no Egipto e, ao mudares de sala imediatamente, entras no Renascimento! É uma viagem constante entre as várias épocas que marcaram a História Mundial. E isso nem se deve muito às obras lá presentes, mas sim aos espaços ricamente decorados para o efeito. Todas as salas estão espectacularmente equipadas para apresentar a época das obras de arte que inclui. Magnífico!

Figura 3: Sala do Barroco

Figura 4: Pormenor do Tecto

#3 - Obras mais famosas do Mundo
Se este é o museu mais famoso do Mundo é natural que tenha obras que sejam conhecidas de todos nós. Desde a Escultura à Pintura, algumas destacam-se desde logo. Conheça-as nas imagens abaixo apresentadas:

Figura 5: Vitória de Samotrácia 
Descoberta 1863, esta estátua seria uma representação fiel da deusa Nice, mandada construir pelo rei Demétrio I da Macedónia. O motivo da sua construção foi uma vitória naval sobre a população que vivia na ilha de Rhodes. 

Figura 6: Vénus de Milo
Esta é uma representação física da Deusa Vénus, divindade adorada pelo Império Romano. Foi descoberta em 1820, na cidade de Milos, no Mar Egeu. Esta estátua terá sido roubada pelo povo Otomano, aquando do seu domínio pela Europa.
A identificação de quem está representado é algo que ainda hoje intriga os historiadores pois, segundo os descobridores da estátua, ela já só possuía um braço com uma maçã na mão, o que aponta para Eva, personagem bíblica. No entanto, Vénus foi como ficou conhecida mundialmente.

Figura 7: La Liberté guidand le Peuple
Esta é uma obra de 1830, comemorando os 40 anos da instauração da República em França (1789), da autoria do pintor Eugène Delacroix. Esta pintura inspirou a construção da famosa Estátua da Liberdade, que se encontra hoje no porto marítimo de Nova Iorque.

Figura 8: Escriba Sentado
Esta escultura ficou imensamente conhecida devido ao facto de ser uma das únicas que representam alguém da Sociedade Egípcia sem ser da Realeza. Nesta civilização, apenas haviam esculturas e sarcófagos de faraós e da sua família real. Foi descoberta na cidade de Saqqara. 

Figura 9: Couronnement de Bonaparte
Esta pintura representa o famoso imperador francês Napoleão Bonaparte coroando-se a si próprio e à esposa, como reis da França. Ficou famosa porque foi das poucas pinturas que foi feita exactamente na hora em que o acontecimento ocorreu.

#4 - Mona Lisa
Decerto, ao ler o tópico anterior reparou na falta da obra mais valiosa e mais famosa de todo este museu: a célebre pintura de Mona Lisa, da autoria de Leonardo Da Vinci. Pois aqui está ela, merecendo grande destaque neste artigo. É a obra mais importante da história da Arte e a mais conhecida em todo o Mundo! Nesta pintura foi utilizada uma técnica inovadora: o sfumato, nos olhos da senhora. Pode estar em qualquer ponto da sala, que a senhora estará sempre a olhar para si. Um efeito assombroso, até.
Não há ainda provas da real existência da senhora Lisa Gioconda, esposa de Francesco Del Giocondo dama italiana que supõe-se ser aquela que Leonardo terá pintado neste quadro, sendo este mais um dos atractivos na obra. Para além disso, e depois do lançado do polémico livro O Código Da Vinci, da autora de Dan Brown, o interesse por este quadro aumento progressivamente.
Por explicar também está a sua longevidade, pois esta pintura está data de 1506, o que significa que tem 506 anos e continua impecavelmente perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário